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Regras e Dicas para criar apresentações de slides digitais para simpósio, seminários, palestras, artigos em conferências, …

Para criar apresentações de slides digitas, siga as dicas abaixo para elaborar sua futuras apresentações ou ainda modificar suas antigas se for necessário.

1 – REGRAS e DICAS SOBRE O CONTEÚDO

1.1 – Faça um planejamento de sua apresentação. Não inicie a criação dos slides sem antes ter elaborado todo conteúdo da sua apresentação. É nele que você define: O título do seu trabalho, Estuda o problema, Traça seus objetivos, Cria suas justificativa, Desenvolva sua metodologia, Determine o marco teórico, Mostra seus resultados e Apresente suas conclusões.

Dica de Ouro: Dominar bem o assunto, esse aspecto é importante para uma apresentação bem sucedida. O domínio do conteúdo vai dar ao palestrante a confiança necessária para uma apresentação sem nervosismo, erros e surpresas.

1.2 – Elabore sua apresentação baseada no seu público-alvo, pesquise e direcione o seu conteúdo para sua provável plateia.

Dica de Ouro: Não é algo muito fácil criar uma apresentação direcionada, a dica é tentar fazer ela bem heterogenia, de forma que ela fique viável para ser apresentada em várias situações de público.

2 – REGRAS e DICAS PARA OS SLIDES

Dica de Ouro: Antes de começar a criar o slide, crie uma pasta para armazenar tudo que vai ser usado no seu trabalho e depois salve seu arquivo nessa mesma pasta. Segue uma lista do que você deve armazenar nessa pasta de trabalho: 1 – Fotos, 2 – Vídeos, 3 – Textos e tudo que você for utilizar na sua apresentação. Se eventualmente algum dos arquivos não forem executados no slide, você pode executar-lo durante ou após o termino da apresentação. Ao terminar o trabalho salve essa pasta e leve tudo com você.

Uma observação importante é que o texto deve ser JUSTIFICADO.

De acordo com as normas da ABNT, um texto deve ser justificado.

O texto deve ser digitado justificado, pois, em trabalhos acadêmicos, não são aceitos sinais para completar espaços vazios.

2.1 – Em apresentações de 10, 15 ou 20 minutos, utilize na hora da apresentação 1 minuto por slide (1 min x 1 Slide), apresentações mais longas de 90 minutos, utilize algo entre 2 minutos por slide (2 min x 1 Slide).

2.2 – Utilize o tamanho de fonte maior possível. De preferência, entre 30 e 35 para o texto e entre 35 e 45 para os títulos.

2.3 – Utilize as fontes Arial ou Times New Roman, essas fontes são consideradas padrões, dessa forma você não corre o risco de encontrar um computador sem elas estarem instaladas. Caso ocorra da fonte não existir no seu computador, o programa que você for usar vai escolher outra e vai manter o tamanho, correndo o risco dessa fonte escolhida ocupar um espaço maior do que o anterior.

2.4 – Escolha cores ou imagens para o fundo dos slides, que permitam um grande contraste com a cor do texto. Um exemplo perfeito para a maioria dos ambientes é Fundo branco (ou quase branco) e as letras pretas. O fundo escuro e letras claras só funcionam se o projetor for excelente e a sala totalmente escura, o que é raro; portanto, não corra este risco.

Dica de Ouro: Só use outras cores mais audaciosas se você já conhecer a sala e o projetor que usará em sua apresentação.

2.5 – Se você não tem muita experiência com apresentações ou se vai apresentar em um lugar muito importante, ensaie várias vezes e cronometre para saber se você está dentro do prazo estipulado.

Dica de Ouro: Faça uma filmagem para assistir sua performance. Depois assista e anote seus pontos fracos e fortes, e corrija-os. Caso seja um apresentação em grupo, ensaios com os colegas facilita na hora de avaliar os erros e ainda os componentes podem e devem trocar ideias.

2.6 – Slides com frases longas ou texto corrido tendem a fazer com que a apresentação fique confusa e entediante. Se o apresentador simplesmente ler os slides, o público dorme. Se o apresentador não ler o texto do slide e o slide contiver muito texto, o público fica confuso. Portanto, use frases bem curtas ou apenas itens e os explique oralmente.

2.7 – Use 7 linhas por slide e em cada linha utilize no máximo 7 palavras. Em casos extremos, pode-se usar até mais linhas, não é muito interessante ultrapassar 12 linhas por slide. Se o slide tem poucas linhas e as linhas poucas palavras, distribua esse conteúdo no slide, não coloque todas apertadas no topo do slide.

2.8 – Ao utilizar figuras procure fazer com que ela fique o maior possível no slide, use as mesmas regras do tamanho de fonte para o texto que aparece dentro da figura. Além disso, cuidado com a qualidade da imagem, lembre-se que ela vai ser aumentada varias vezes no momento da projeção.

2.9 – Na hora de aplicar os efeitos nos objetos e no slide, cuidado para não utilizar as opções mais pesadas e demoradas. A escolha dos efeitos a serem usados não deve ser apenas porque são bonitinhos e sim porque ele tem algo a acrescentar a sua apresentação.

2.10 – É interessante numerar os slides. Esse recurso facilita na hora do espectador fazer alguma pergunta referente a algum slide em especial. Os programas de apresentação de slides, você pode pular diretamente para um slide digitando o número do slide e <Enter>.

2.11 – Se a apresentação for séria mesmo, não se esqueça de passar um corretor ortográfico para não dar vexame.

2.12 – Se o seu slide tem informações complexas, vale a pena apontar para o pedaço do slide sobre o qual você está falando. Existe varias formas de fazer isso, apontar o dedo diretamente para a tela, encostando o dedo na tela e a melhor e mais interessante é usando um apontador laser. Usar o mouse não é tão bom mas pode ser usado em último caso. Não aponte apenas o dedo para a tela a metros de distância dela; neste caso, só você saberá para onde está apontando e não é nada eficaz.

Entenda que o seu papel na hora da apresentação, é informar da melhor maneira possível o conteúdo que você escolheu para apresentar, então estude bastante e ensaie e boa sorte.

Este texto está em processo de construção e em constante modificação, para acompanhar as tendencias e as sugestões dos leitores.

Sugestões são bem-vindas.

Baseado: http://www.ime.usp.br/~kon/ResearchStudents/dicasSlides.html

Fonte: http://www.ime.usp.br/~kon/ResearchStudents/dicasSlides.html